Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
MENDES, Débora Mate; WANDERLEY, Kamila Karine dos Santos e SOUZA, Karla Fornari de. Práticas comunitárias e currículo:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.279-301. Epub 06-Maio-2022. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p279-301.
O artigo visa apresentar um recorte de dados da pesquisa “Educação e práticas comunitárias: educação indígena, quilombola, do campo e de fronteira nas regiões Norte e Nordeste do Brasil”, realizada em parceria da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e Porticus no Brasil no ano de 2020. O recorte proposto tem como enfoque as informações levantadas sobre a Educação do Campo e foi desenvolvido a partir da análise das Matrizes de Projetos para a referida pesquisa e de informações coletadas nos Projetos Político Pedagógicos dessas iniciativas. Constitui-se como um estudo de cunho qualitativo, do tipo descritivo-analítico. Os resultados indicam que apesar da constante negação de direitos que a Educação do Campo, da Águas e das Florestas enfrenta, seus povos se organizam e constroem experiências educativas vinculadas aos saberes locais dos seus territórios.
Palavras-chave : educação do campo; educação contextualizada; práticas educativas; pedagogia de alternância.