SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Community practices and curriculum:Sociomuseology, Diversity and Education: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

RUZZA, Mara Lopes Figueira de. Currículo, Protagonismo Surdo e Emancipação. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.302-318.  Epub May 06, 2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p302-318.

O presente Artigo tem como objetivo discutir como o Protagonismo Surdo, considerado central no Currículo, pode contribuir para o processo de conscientização do Sujeito Surdo, rompendo com lógicas impostas por construções históricas, culturais e políticas. Tendo como referência uma educação crítica e democrática que considere fundamental a participação efetiva do Surdo, são apresentadas referências bibliográficas que embasam as reflexões sobre a relevância de significar a diferença linguística, cultural e epistemológica da Comunidade Surda como garantia do direito de exigência digna do Sujeito Surdo.

Keywords : educação; currículo; ser surdo; protagonismo surdo; autoria surda.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )