SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Prácticas comunitarias y currículo:Sobiomuseología, Diversidade y Educacíon: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

RUZZA, Mara Lopes Figueira de. Currículo, Protagonismo Surdo e Emancipação. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.302-318.  Epub 06-Mayo-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p302-318.

O presente Artigo tem como objetivo discutir como o Protagonismo Surdo, considerado central no Currículo, pode contribuir para o processo de conscientização do Sujeito Surdo, rompendo com lógicas impostas por construções históricas, culturais e políticas. Tendo como referência uma educação crítica e democrática que considere fundamental a participação efetiva do Surdo, são apresentadas referências bibliográficas que embasam as reflexões sobre a relevância de significar a diferença linguística, cultural e epistemológica da Comunidade Surda como garantia do direito de exigência digna do Sujeito Surdo.

Palabras clave : educação; currículo; ser surdo; protagonismo surdo; autoria surda.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )