SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Currículo, Protagonismo Sordo y EmancipaciónTIC en la formación inicial de profesores en Portugal: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

PASQUALUCCI, Luciana; SCHNEIDER, Alberto Luiz; PRIMO, Judite  y  MOUTINHO, Mario. Sociomuseologia, Diversidade e Educação:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.319-346.  Epub 06-Mayo-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p319-346.

Neste artigo, reflete-se sobre o cenário dos museus e das instituições de memória e suas interfaces com o currículo do curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação, fundamentado na Sociomuseologia, oferecido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no âmbito da Educação Continuada. Tem-se como objetivo compreender algumas das habilidades e competências requeridas ao profissional da área de museus na contemporaneidade, a fim de evidenciar o alargamento das funções e das práticas museológicas e enfatizar o museu contemporâneo enquanto lócus de ensino, pesquisa e extensão que possibilita a apropriação de fenômenos culturais, sociais e políticos. A discussão é permeada por pesquisas que aliam as experiências de trabalhos do cotidiano dos museus, seus impactos na relação com a aprendizagem, o exercício da docência em diferentes níveis e as práticas museológicas educativas e interdisciplinares.

Palabras clave : sociomuseologia; currículo; museologia; cultura; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )