SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Sociomuseologia, Diversidade e Educação:Protótipo “Teaching English to Teachers” pela perspectiva de justiça social: índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

VIEIRA, Cristiano Rogério  e  PEDRO, Neuza. TIC na formação inicial de professores em Portugal:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.347-371.  Epub 06-Maio-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p347-371.

O artigo resulta de uma revisão sistemática de literatura elaborada por meio de metassíntese qualitativa, a qual procura apresentar o estado da arte da integração das tecnologias da informação e comunicação na formação inicial dos professores portugueses entre os anos de 1998-2019. Nos estudos analisados, elegeram-se como foco: os objetivos, a metodologia, os dados coletados e as conclusões. Os resultados alcançados permitiram concluir que a metodologia qualitativa predomina na investigação nessa área do conhecimento, envolvendo um reduzido número de participantes nos estudos desenvolvidos. Sobre a integração das tecnologias na formação inicial de professores, revelam-se em maior proporção os aspectos de retrocesso e estagnação, perante um limitado avanço na mudança de posturas de professores do ensino superior sobre a importância das tecnologias no processo formativo dos futuros professores.

Palavras-chave : formação inicial de professores; metassíntese; revisão sistemática de literatura; tecnologias de informação e comunicação (TIC).

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )