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Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MANCILHA, Maria de Lara Terna Garcia  e  ROSA, Sanny Silva da. Memórias curriculares do município de Santo André (2005-2016):. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.444-469.  Epub 06-Maio-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p444-469.

Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo central recuperar as memórias curriculares de Santo André, município localizado na Região do Grande ABC Paulista, São Paulo. O estudo teve origem em meio a debates e embates travados na rede municipal no contexto das discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao longo do ano de 2017. O texto analisa e discute as continuidades e descontinuidades das políticas curriculares do município com base na análise de documentos oficiais e entrevistas realizadas com professores que atuaram ao longo de três gestões municipais entre 2005 e 2016. Com apoio em aportes das teorias críticas do currículo, sustenta-se o argumento de que memórias curriculares se configuram como patrimônio público que deve ser preservado como forma de resistência aos ataques à democracia produzidos no atual cenário das políticas de educação no Brasil.

Palavras-chave : memórias curriculares; políticas curriculares; currículo; Santo André.

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