SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Memorias curriculares del municipio de Santo André (2005-2016): índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

REIS, Darianny Araújo dos. Organização Curricular na Educação Integral em Tempo Integral. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.470-500.  Epub 06-Mayo-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p470-500.

O presente artigo objetiva discutir o currículo escolar, no que tange à organização, na perspectiva da educação integral em tempo integral. Aborda a centralidade dos conhecimentos na organização curricular, evidenciando como os processos de seleção, distribuição e transmissão dos conteúdos curriculares decorrem de uma dinâmica marcada por posições político-ideológicas, nos quais também estão presentes relações de poder. Operando com a ideia de Pedagogia Curricular, questiona o currículo instrumental-linear apontando para uma compreensão de currículo como um projeto formativo com intenções ético-política e pedagógicas, chamando atenção para três aspectos nucleares e desafiadores da organização curricular em jornadas ampliadas ou em tempo integral, uma vez que põem à prova o modelo escolar ocidental moderno: a lógica curricular, os tempos-espaços e a visão dos sujeitos educativos.

Palabras clave : organização curricular; tempo integral; pedagogia curricular.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )