SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2The curricular pedagogical proposal of the indigenousletters course at the State University of Ponta Grossa-PR: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

GIRON, Daisy Johana Fernández  and  FELICIO, Helena Maria dos Santos. A “Cátedra por Nariño” na Colômbia:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.510-533.  Epub Nov 21, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p510-533.

Neste artigo, analisa-se o desenvolvimento da “Cátedra1 por Nariño”, implementada nos anos de 1980 no Departamento2 de Nariño, Colômbia, a partir das percepções de seus participantes. Utilizaram-se como referenciais teóricos autores como: Shirley Grundy, Paulo Freire, Henry Giroux, entre outros. A metodologia de pesquisa qualitativa construtiva interpretativa consistiu em um levantamento bibliográfico acerca do objeto de estudo, bem como na realização de entrevistas com alguns professores envolvidos nesse processo curricular. Como resultados deste trabalho, apresentam-se como ocorreu o surgimento da “Cátedra por Nariño”, seu desenvolvimento, a conexão da proposta curricular alternativa com as lutas sociais da época, a expansão do projeto dentro de Nariño e a maneira como finalizou.

Keywords : “Cátedra por Nariño”; currículo; currículo emancipatório; emancipação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )