SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2La “Cátedra por Nariño” en Colombia:Cruzamientos moderno/coloniales en el currículo: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SOUZA, Diogo Bandeira de; SANTOS, Maria Walburga dos  y  DOIN, Rafael Romeiro. A proposta pedagógica curricular do curso de letras indígena da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.534-551.  Epub 21-Nov-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p534-551.

O artigo desenvolve análise da Proposta Pedagógica Curricular do Curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, a fim de promover uma leitura decolonial do currículo proposto pela instituição. A epistemologia decolonial mostra-se como uma alternativa de conhecimento que escuta/dá voz a outras formas de pensamento que não apenas as oriundas de cânone europeu ou estadunidense. É uma epistemologia que se soma a outras e não visa substituir saberes, mas ampliar a concepção de conhecimentos válidos. O texto buscará, de modo principal, explicitar a(s) relação(ões) entre currículo e identidade, intentando refletir interfaces/possibilidades estabelecidas entre currículo e questões educacionais indígenas, considerando, entre outros, o pensamento de Tomaz T. da Silva, Alice C. Lopes, Elizabeth Macedo, Stuart Hall, Boaventura de S. Santos, Daniel Munduruku e Paulo Freire.

Palabras clave : currículo; identidade; decolonialidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )