SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2A “Cátedra por Nariño” na Colômbia:Atravessamentos moderno/coloniais no currículo: índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SOUZA, Diogo Bandeira de; SANTOS, Maria Walburga dos  e  DOIN, Rafael Romeiro. A proposta pedagógica curricular do curso de letras indígena da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.534-551.  Epub 21-Nov-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p534-551.

O artigo desenvolve análise da Proposta Pedagógica Curricular do Curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, a fim de promover uma leitura decolonial do currículo proposto pela instituição. A epistemologia decolonial mostra-se como uma alternativa de conhecimento que escuta/dá voz a outras formas de pensamento que não apenas as oriundas de cânone europeu ou estadunidense. É uma epistemologia que se soma a outras e não visa substituir saberes, mas ampliar a concepção de conhecimentos válidos. O texto buscará, de modo principal, explicitar a(s) relação(ões) entre currículo e identidade, intentando refletir interfaces/possibilidades estabelecidas entre currículo e questões educacionais indígenas, considerando, entre outros, o pensamento de Tomaz T. da Silva, Alice C. Lopes, Elizabeth Macedo, Stuart Hall, Boaventura de S. Santos, Daniel Munduruku e Paulo Freire.

Palavras-chave : currículo; identidade; decolonialidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )