SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2La propuesta curricular pedagógica del curso de alfabetización indígena en Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR:Educación después de la pandemia: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

CRUZ, Marcelly Machado  y  SILVEIRA, Éder da Silva. Atravessamentos moderno/coloniais no currículo:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.552-571.  Epub 21-Nov-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p552-571.

Neste artigo, busca-se identificar e analisar as manifestações da matriz colonial de poder no currículo de um curso de graduação em Relações Internacionais no estado do Rio Grande do Sul-Brasil. Realiza-se uma análise crítica e qualitativa do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) a partir de interlocuções teóricas entre currículo e de(s)colonialidade à luz da Análise Textual Discursiva. Argumenta-se que, na modernidade/colonialidade, o currículo se constitui também como dispositivo colonial de regulação e controle. As colonialidades do ser, do poder e do saber nele se manifestam e orientam sua dimensão prescrita, real e oculta. A análise reconhece que a universidade incorpora e reproduz o paradigma da modernidade, reforçando essas colonialidades no e por meio do currículo.

Palabras clave : currículo; decolonialidade; matriz colonial de poder; relações internacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )