SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Modern/colonial crossings on the curriculum:“Post-criticism” or critical theory updating?: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

MANTOVANI, José Pascoal. Educação pós-pandemia:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.572-588.  Epub Nov 21, 2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p572-588.

Este artigo reflete sobre a decolonização como resposta ao fenômeno de desumanização manifestado no período de pandemia. O imbróglio que pautou essa análise foi: em que medida a decolonialidade contribui para o enfrentamento da desumanização evidenciada no período da pandemia da Covid-19? O referencial teórico está fundamentado em Laval (2004), Freire (1967, 2011, 2018) e Ballestrin (2013). Os objetivos são: (i) apresentar o impacto da pandemia da Covid-19 na educação brasileira; (ii) descrever práticas de dominação, explicitadas no período pandêmico, as quais fortaleceram a manutenção de subjetividades colonizadas; (iii) enfatizar o papel da perspectiva decolonial como dispositivo de enfrentamento da realidade opressiva. Como resultados da pesquisa, demonstramos a desigualdade social presente na educação e a cultura desumanizadora vigente; logo, a proposição decolonial é viável para a reestruturação de valores.

Keywords : filosofia; educação; decolonialidade; pandemia; desumanização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )