SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Education post pandemic:The Prova Vrasil in children’s view: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

MAIA, Júlio César  and  SACARDO, Michele Silva. “Pós-criticismo” ou atualização da teoria crítica?:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.589-610.  Epub Nov 21, 2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p589-610.

Do conflito originado por tendências curriculares aliadas ao “discurso pós-moderno”, cuja hegemonia aponta para o esgotamento da teoria crítica do currículo, a presente investigação bibliográfica sustenta sua relevância científica. Assume, para tanto, o objetivo de debater e analisar a importância da retomada das teorias críticas no entorno dos estudos curriculares: assinala, desse pressuposto, a desarmonia entre tendências aliadas ao “discurso pós-moderno” e suscita, como esforço de síntese conclusivo, reflexões interessadas na crítica das teorias “pós-críticas” e híbridas do currículo (a partir das ideias de Tomaz Tadeu da Silva [1948-atual], Peter McLaren [1948-atual] e Antonio Flavio Barbosa Moreira [1945-atual]), bem como na recuperação da singularidade das reflexões críticas ao campo do currículo (sob a mira dos estudos de Michael Young [1935?-atual]).

Keywords : currículo; teorias pós-críticas do currículo; teorias híbridas do currículo; teorias críticas do currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )