SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Educação pós-pandemia:A Prova Brasil na ótica das crianças: índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MAIA, Júlio César  e  SACARDO, Michele Silva. “Pós-criticismo” ou atualização da teoria crítica?:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.589-610.  Epub 21-Nov-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p589-610.

Do conflito originado por tendências curriculares aliadas ao “discurso pós-moderno”, cuja hegemonia aponta para o esgotamento da teoria crítica do currículo, a presente investigação bibliográfica sustenta sua relevância científica. Assume, para tanto, o objetivo de debater e analisar a importância da retomada das teorias críticas no entorno dos estudos curriculares: assinala, desse pressuposto, a desarmonia entre tendências aliadas ao “discurso pós-moderno” e suscita, como esforço de síntese conclusivo, reflexões interessadas na crítica das teorias “pós-críticas” e híbridas do currículo (a partir das ideias de Tomaz Tadeu da Silva [1948-atual], Peter McLaren [1948-atual] e Antonio Flavio Barbosa Moreira [1945-atual]), bem como na recuperação da singularidade das reflexões críticas ao campo do currículo (sob a mira dos estudos de Michael Young [1935?-atual]).

Palavras-chave : currículo; teorias pós-críticas do currículo; teorias híbridas do currículo; teorias críticas do currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )