SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2¿“Post-crítica” o actualización de la teoría crítica?:Un estudio de las habilidades relacionadas con el conocimiento químico presentes en la Base de Currículo Nacional Común índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SANTOS, Karla de Oliveira  y  PIZZI, Laura Cristina Vieira. A Prova Brasil na ótica das crianças:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.611-628.  Epub 21-Nov-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p611-628.

As reformas educacionais em curso desde a década de 1990 promoveram mudanças estruturais, principalmente com ênfase e intensificação na política de avaliações em larga escala. As escolas e o professor exercem um papel primordial no processo de condução das crianças que realizam as provas, para que as instituições alcancem as metas da qualidade educacional estabelecida pelas políticas. Neste trabalho, apresentaremos dados de uma pesquisa desenvolvida com a participação das crianças dos 5º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São Miguel dos Campos - Alagoas que fazem a Prova Brasil. A investigação possui uma abordagem qualitativa, a partir do Estudo de Caso e da Análise do Discurso de Michel Foucault, buscando observar o poder pastoral e que tipo de tecnologias são mobilizadas institucionalmente e o papel docente com as crianças, conduzindo-as para os fins da Prova Brasil.

Palabras clave : poder pastoral; crianças; professores; escola; Prova Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )