SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2“Pós-criticismo” ou atualização da teoria crítica?:Um estudo das habilidades relacionadas ao conhecimento químico presentes na Base Nacional Comum Curricular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SANTOS, Karla de Oliveira  e  PIZZI, Laura Cristina Vieira. A Prova Brasil na ótica das crianças:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.611-628.  Epub 21-Nov-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p611-628.

As reformas educacionais em curso desde a década de 1990 promoveram mudanças estruturais, principalmente com ênfase e intensificação na política de avaliações em larga escala. As escolas e o professor exercem um papel primordial no processo de condução das crianças que realizam as provas, para que as instituições alcancem as metas da qualidade educacional estabelecida pelas políticas. Neste trabalho, apresentaremos dados de uma pesquisa desenvolvida com a participação das crianças dos 5º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São Miguel dos Campos - Alagoas que fazem a Prova Brasil. A investigação possui uma abordagem qualitativa, a partir do Estudo de Caso e da Análise do Discurso de Michel Foucault, buscando observar o poder pastoral e que tipo de tecnologias são mobilizadas institucionalmente e o papel docente com as crianças, conduzindo-as para os fins da Prova Brasil.

Palavras-chave : poder pastoral; crianças; professores; escola; Prova Brasil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )