SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2A Prova Brasil na ótica das crianças:O ensino de história das diretrizes do estado do Paraná e da Base Nacional Comum Curricular: índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

AFONSO, Andréia Francisco; SILVA, Ana Carolina Araújo da; REIS, Rita de Cássia  e  FLORENTINO, Juliana Vicini. Um estudo das habilidades relacionadas ao conhecimento químico presentes na Base Nacional Comum Curricular. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.629-645.  Epub 21-Nov-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p629-645.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que abarca um conjunto sistemático e gradativo de objetivos de aprendizagens necessárias para o desenvolvimento de crianças e jovens. Para tanto, ela está organizada em unidades temáticas, objetos de aprendizagens e habilidades. Assim, apresentamos um estudo das habilidades relativas ao conhecimento químico da área de Ciências da Natureza do 9º ao 12º ano. Consideramos para a análise as categorias do domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom Revisada e os níveis de pensamento químico. Os dados revelaram que as habilidades transitam entre os níveis cognitivos da Taxonomia, mas no 9º ano há uma predominância do nível de ordem cognitiva mais baixa, enquanto no Ensino Médio, da ordem mais alta. Com relação ao pensamento químico, identificamos no 9º ano e no Ensino Médio que as habilidades contemplam o nível submicroscópico.

Palavras-chave : BNCC; habilidades; Taxonomia de Bloom; níveis do pensamento químico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )