SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2A study of abilities associated to the chemical knowledge presentes in the Common National Base CurriculumReading comprehension and academic performance in High School author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

PAVAN, Renata Madureira  and  CAINELLI, Marlene Rosa. O ensino de história das diretrizes do estado do Paraná e da Base Nacional Comum Curricular:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.646-668.  Epub Nov 21, 2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p646-668.

O presente artigo discute o ajustamento estabelecido pelo Referencial Curricular do Paraná (2018) entre as propostas de ensino de História das Diretrizes Curriculares da Educação Básica de História do estado do Paraná (2008) e da Base Nacional Comum Curricular (2018) dos anos finais do ensino fundamental. A análise de conteúdo (BARDIN, 1977) pautou-se nas contribuições teóricas do campo da Educação Histórica e da Teoria da História de Jörn Rüsen e sua Teoria da Aprendizagem Histórica (2012). O entendimento foi de que o RC (2018) buscou dar continuidade ao caminho potente que está sendo construído e referenciado na própria História pelo ensino de História, no estado do Paraná, na contramão da BNCC (2018), em nível nacional, com a proposta de desenvolvimento de competências e habilidades.

Keywords : ensino de história; diretrizes do Paraná; BNCC.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )