SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Um estudo das habilidades relacionadas ao conhecimento químico presentes na Base Nacional Comum CurricularCompreensão leitora e desempenho acadêmico no Ensino Médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

PAVAN, Renata Madureira  e  CAINELLI, Marlene Rosa. O ensino de história das diretrizes do estado do Paraná e da Base Nacional Comum Curricular:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.646-668.  Epub 21-Nov-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p646-668.

O presente artigo discute o ajustamento estabelecido pelo Referencial Curricular do Paraná (2018) entre as propostas de ensino de História das Diretrizes Curriculares da Educação Básica de História do estado do Paraná (2008) e da Base Nacional Comum Curricular (2018) dos anos finais do ensino fundamental. A análise de conteúdo (BARDIN, 1977) pautou-se nas contribuições teóricas do campo da Educação Histórica e da Teoria da História de Jörn Rüsen e sua Teoria da Aprendizagem Histórica (2012). O entendimento foi de que o RC (2018) buscou dar continuidade ao caminho potente que está sendo construído e referenciado na própria História pelo ensino de História, no estado do Paraná, na contramão da BNCC (2018), em nível nacional, com a proposta de desenvolvimento de competências e habilidades.

Palavras-chave : ensino de história; diretrizes do Paraná; BNCC.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )