SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2La historia de la enseñanza de las directrices del estado de Paraná y la Base Curricular Común Nacional:La enseñanza de la literatura en el nivel secundario: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

THORNTON, Alessandra Figueiró  y  CORSO, Luciana Vellinho. Compreensão leitora e desempenho acadêmico no Ensino Médio. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.669-693.  Epub 21-Nov-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p669-693.

A compreensão leitora é uma habilidade complexa e desafia muitos estudantes. Investigações nessa temática são ainda escassas no Ensino Médio, apesar de fundamentais, pois a falta de domínio da compreensão compromete a aprendizagem do adolescente, dificultando sua ascensão à Educação Superior. Este estudo, fundamentado na Psicologia Cognitiva, teve o objetivo de investigar a relação entre a compreensão leitora (tarefa Cloze) e o desempenho acadêmico (prova de Linguagens do Enem) em 80 alunos do 3º ano do Ensino Médio. Trata-se de um estudo quantitativo, com análise descritiva e inferencial dos dados. Verificaram-se correlações (Spearman) significativas e positivas, de modo que uma melhor compreensão leitora relaciona-se a um melhor desempenho acadêmico. As implicações educacionais sugerem um olhar amplo sobre essa habilidade que requer avaliações múltiplas, intervenções multiníveis, além de políticas educacionais voltadas para o desenvolvimento da compreensão leitora no Ensino Médio.

Palabras clave : compreensão leitora; leitura; desempenho acadêmico; Ensino Médio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )