SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Reading comprehension and academic performance in High SchoolThe professional development of high school teachers: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

MENDES, Nataniel; FEITOSA, Márcia Manir Miguel  and  RAMOS, Maria Altina da Silva. Ensino de literatura no nível médio:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.694-716.  Epub Nov 21, 2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p694-716.

Objetivamos neste trabalho identificar pesquisas empíricas sobre o ensino de Literatura no Ensino Médio que respondam às seguintes questões: Quais as abordagens (metodologias, estratégias e recursos) adotadas no processo ensino-aprendizagem de literatura no Ensino Médio? Que teoria e/ou autores subjazem ao trabalho docente? Que papel o professor desempenha e quais seus procedimentos nesse processo? Quais os resultados na aprendizagem dos alunos? Para tanto, recorremos a uma revisão sistemática de literatura nas bases B-on, Web of Science e Portal de Periódicos da Capes. Os resultados encontrados apontam para a elaboração de estratégias que dialogam com o cotidiano dos alunos, que utilizam recursos digitais e valorizam a expressão das subjetividades dos leitores. Indicam, ainda, que o acompanhamento das atividades por parte dos docentes é um fator importante para o êxito dos trabalhos construídos em torno das leituras literárias.

Keywords : ensino de literatura; ensino médio; revisão sistemática de literatura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )