SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Compreensão leitora e desempenho acadêmico no Ensino MédioO desenvolvimento profissional dos professores do ensino médio: índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MENDES, Nataniel; FEITOSA, Márcia Manir Miguel  e  RAMOS, Maria Altina da Silva. Ensino de literatura no nível médio:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.694-716.  Epub 21-Nov-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p694-716.

Objetivamos neste trabalho identificar pesquisas empíricas sobre o ensino de Literatura no Ensino Médio que respondam às seguintes questões: Quais as abordagens (metodologias, estratégias e recursos) adotadas no processo ensino-aprendizagem de literatura no Ensino Médio? Que teoria e/ou autores subjazem ao trabalho docente? Que papel o professor desempenha e quais seus procedimentos nesse processo? Quais os resultados na aprendizagem dos alunos? Para tanto, recorremos a uma revisão sistemática de literatura nas bases B-on, Web of Science e Portal de Periódicos da Capes. Os resultados encontrados apontam para a elaboração de estratégias que dialogam com o cotidiano dos alunos, que utilizam recursos digitais e valorizam a expressão das subjetividades dos leitores. Indicam, ainda, que o acompanhamento das atividades por parte dos docentes é um fator importante para o êxito dos trabalhos construídos em torno das leituras literárias.

Palavras-chave : ensino de literatura; ensino médio; revisão sistemática de literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )