SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Teaching of literature at the secondary level:Possible (im) dialogues: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

RODRIGUES, Cíntia Régia  and  MAILER, Valéria Contrucci de Oliveira. O desenvolvimento profissional dos professores do ensino médio:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.717-734.  Epub Nov 21, 2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p717-734.

Neste artigo, apresentam-se análises empreendidas de resultados de um estudo que procurou construir um panorama do desenvolvimento profissional do docente da rede pública estadual de ensino de um município de Santa Catarina. Ancorado em Imbernón (2011) e Nóvoa (1992), o desenvolvimento profissional relaciona-se a um conjunto de fatores que se articulam com o desenvolvimento pessoal do sujeito professor. Os dados foram levantados a partir de um questionário distribuído aos professores. Dessa forma, o trabalho tem como objetivo refletir sobre diversos aspectos que compõem o desenvolvimento profissional do docente, como: o perfil, a formação inicial e continuada, as práticas docentes e a compreensão dos documentos curriculares. Os resultados apontam para um descompasso entre formação e práticas docentes, bem como ausência de políticas públicas de carreira, formação continuada e melhores condições de trabalho.

Keywords : desenvolvimento profissional; docência; ensino médio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )