SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Ensino de literatura no nível médio:Diálogos (im) possíveis: índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

RODRIGUES, Cíntia Régia  e  MAILER, Valéria Contrucci de Oliveira. O desenvolvimento profissional dos professores do ensino médio:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.717-734.  Epub 21-Nov-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p717-734.

Neste artigo, apresentam-se análises empreendidas de resultados de um estudo que procurou construir um panorama do desenvolvimento profissional do docente da rede pública estadual de ensino de um município de Santa Catarina. Ancorado em Imbernón (2011) e Nóvoa (1992), o desenvolvimento profissional relaciona-se a um conjunto de fatores que se articulam com o desenvolvimento pessoal do sujeito professor. Os dados foram levantados a partir de um questionário distribuído aos professores. Dessa forma, o trabalho tem como objetivo refletir sobre diversos aspectos que compõem o desenvolvimento profissional do docente, como: o perfil, a formação inicial e continuada, as práticas docentes e a compreensão dos documentos curriculares. Os resultados apontam para um descompasso entre formação e práticas docentes, bem como ausência de políticas públicas de carreira, formação continuada e melhores condições de trabalho.

Palavras-chave : desenvolvimento profissional; docência; ensino médio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )