SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2El desarrollo profesional de los profesores de la escuela secundaria:Paulo Freire en los grupos de investigación del área de Educación del CNPq: la constitución de las redes de sociabilidad intelectual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

VELANGA, Carmen Tereza; BOSQUE JUNIOR, Carlos Alberto  y  MOREIRA, Melissa Velanga. Diálogos (im) possíveis:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.735-758.  Epub 21-Nov-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p735-758.

O objetivo é refletir sobre a função do professor de artes no Ensino Médio e a nova Base Curricular Comum Nacional na prática docente. A pesquisa possui abordagem qualitativa descritiva, os sujeitos são professores de artes, alunos e membros da comunidade. Foram utilizadas autonarrativas, entrevistas e registros documentais, no período de 2019-2020, em um Instituto Federal na fronteira Brasil-Bolívia. As contribuições teóricas estão nos estudos de Currículo, Colonialidade do Poder e Ensino de Arte. A narrativa traz os preconceitos sofridos e as penalidades à produção artística livre na instituição. Resultados indicam o crescimento da censura e da intolerância à liberdade de expressão e do magistério; um currículo acrítico vinculado à obrigação de reproduzir conhecimentos padronizados; discursos e documentos oficiais pressupondo o contrário.

Palabras clave : currículo; ensino médio; ensino de arte; decolonialidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )