SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Paulo Freire in the CNPq Education area research groups: the constitution of intellectual sociability networksUse of discursive textual analysis to identify educational practices mediated by technologies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

VELLOSO, Maria Jacy Maia  and  CASTANHEIRA, Maria Lúcia. Cliques, palavras e imagens:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.783-808.  Epub Nov 21, 2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p783-808.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que analisou as práticas de escrita no uso do computador e da internet em um telecentro de uma comunidade quilombola situada ao norte de Minas Gerais/Brasil. O objetivo foi investigar como os jovens da comunidade quilombola integraram Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ao seu cotidiano, à medida que frequentavam o curso de inclusão digital no telecentro. Adotou-se uma perspectiva interpretativa de investigação, a partir de uma abordagem etnográfica. Os dados mostraram que, embora o curso de informática possa conter em sua programação um currículo prescrito para a inclusão do aluno no ambiente digital, essa inclusão pode estar mais relacionada à forma como os usuários se organizam e se envolvem em atividades usando computadores e a internet em suas práticas cotidianas ligadas às identidades culturais particulares.

Keywords : práticas de escrita; tecnologias digitais de comunicação e informação; currículo; telecentro; Comunidade quilombola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )