SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Paulo Freire en los grupos de investigación del área de Educación del CNPq: la constitución de las redes de sociabilidad intelectualUso de análisis textual discursivo para identificar prácticas educativas mediadas por tecnologías índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

VELLOSO, Maria Jacy Maia  y  CASTANHEIRA, Maria Lúcia. Cliques, palavras e imagens:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.783-808.  Epub 21-Nov-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p783-808.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que analisou as práticas de escrita no uso do computador e da internet em um telecentro de uma comunidade quilombola situada ao norte de Minas Gerais/Brasil. O objetivo foi investigar como os jovens da comunidade quilombola integraram Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ao seu cotidiano, à medida que frequentavam o curso de inclusão digital no telecentro. Adotou-se uma perspectiva interpretativa de investigação, a partir de uma abordagem etnográfica. Os dados mostraram que, embora o curso de informática possa conter em sua programação um currículo prescrito para a inclusão do aluno no ambiente digital, essa inclusão pode estar mais relacionada à forma como os usuários se organizam e se envolvem em atividades usando computadores e a internet em suas práticas cotidianas ligadas às identidades culturais particulares.

Palabras clave : práticas de escrita; tecnologias digitais de comunicação e informação; currículo; telecentro; Comunidade quilombola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )