SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Paulo Freire nos grupos de pesquisa da área de Educação do CNPq a constituição de redes de sociabilidade intelectualUso de análise textual discursiva para identificar práticas educacionais mediadas pelas tecnologias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

VELLOSO, Maria Jacy Maia  e  CASTANHEIRA, Maria Lúcia. Cliques, palavras e imagens:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.783-808.  Epub 21-Nov-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p783-808.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que analisou as práticas de escrita no uso do computador e da internet em um telecentro de uma comunidade quilombola situada ao norte de Minas Gerais/Brasil. O objetivo foi investigar como os jovens da comunidade quilombola integraram Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ao seu cotidiano, à medida que frequentavam o curso de inclusão digital no telecentro. Adotou-se uma perspectiva interpretativa de investigação, a partir de uma abordagem etnográfica. Os dados mostraram que, embora o curso de informática possa conter em sua programação um currículo prescrito para a inclusão do aluno no ambiente digital, essa inclusão pode estar mais relacionada à forma como os usuários se organizam e se envolvem em atividades usando computadores e a internet em suas práticas cotidianas ligadas às identidades culturais particulares.

Palavras-chave : práticas de escrita; tecnologias digitais de comunicação e informação; currículo; telecentro; Comunidade quilombola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )