SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Clic, palabras e imágenes:Percepción de los docentes sobre el currículo en la práctica de un curso de medicina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SANTOS, Hyan da Silva Cardoso dos; REIS, Leide Costa Pereira dos; DE PAULA, Marlúbia Corrêa  y  SILVA, Flaviana dos Santos. Uso de análise textual discursiva para identificar práticas educacionais mediadas pelas tecnologias. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.809-825.  Epub 21-Nov-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p809-825.

Este artigo pesquisa teses e dissertações e analisa, textual e discursivamente, as concepções teórico-metodológicas orientadoras do uso de TDIC na educação básica, especificamente em matemática e ciências, a partir da publicação da BNCC. O estudo é um recorte de revisão empírico-bibliográfica, fundamentado na metodologia de Análise Textual Discursiva. Na busca, encontraram-se 29 publicações (1 tese, 28 dissertações), e, após a adoção dos critérios de exclusão, 11 trabalhos (1 tese, 10 dissertações) atenderam aos requisitos para apreciação. Os resultados identificaram o uso de TDIC e competências fundamentais para sua integração, pois as metodologias ativas e seus vínculos com TDIC têm transformado o ensino e a aprendizagem dos estudantes. Constataram-se diferentes ferramentas, aparatos tecnológicos e metodologias como formas de promoção de ensino de qualidade pautado pela BNCC.

Palabras clave : TDIC; educação básica; BNCC; práticas pedagógicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )