SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Cliques, palavras e imagens:Percepção dos docentes sobre o currículo em prática em um curso de medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SANTOS, Hyan da Silva Cardoso dos; REIS, Leide Costa Pereira dos; DE PAULA, Marlúbia Corrêa  e  SILVA, Flaviana dos Santos. Uso de análise textual discursiva para identificar práticas educacionais mediadas pelas tecnologias. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.809-825.  Epub 21-Nov-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p809-825.

Este artigo pesquisa teses e dissertações e analisa, textual e discursivamente, as concepções teórico-metodológicas orientadoras do uso de TDIC na educação básica, especificamente em matemática e ciências, a partir da publicação da BNCC. O estudo é um recorte de revisão empírico-bibliográfica, fundamentado na metodologia de Análise Textual Discursiva. Na busca, encontraram-se 29 publicações (1 tese, 28 dissertações), e, após a adoção dos critérios de exclusão, 11 trabalhos (1 tese, 10 dissertações) atenderam aos requisitos para apreciação. Os resultados identificaram o uso de TDIC e competências fundamentais para sua integração, pois as metodologias ativas e seus vínculos com TDIC têm transformado o ensino e a aprendizagem dos estudantes. Constataram-se diferentes ferramentas, aparatos tecnológicos e metodologias como formas de promoção de ensino de qualidade pautado pela BNCC.

Palavras-chave : TDIC; educação básica; BNCC; práticas pedagógicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )