SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Uso de análise textual discursiva para identificar práticas educacionais mediadas pelas tecnologiasFormação para a Docência Universitária: índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

PAVAN, Maria Valéria; SENGER, Maria Helena  e  MARQUES, Waldemar. Percepção dos docentes sobre o currículo em prática em um curso de medicina. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.826-844.  Epub 21-Nov-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p826-844.

O curso de medicina em análise reestruturou seu currículo em 2006 e passou a utilizar métodos ativos de ensino. Objetivo: avaliar a percepção dos docentes sobre o currículo em prática. Métodos: foi enviado um questionário semiestruturado para todos os docentes. Resultados: Os docentes se dizem motivados para o trabalho e satisfeitos com o curso; consideram bom o curso e o profissional formado; avaliam positivamente a organização dos alunos em pequenos grupos e a inserção em atividades na atenção primária desde o início do curso. As instalações físicas e equipamentos estão adequados para 50,9% e 40,1% dos docentes. O modelo pedagógico, a motivação docente e a motivação dos alunos foram considerados facilitadores do andamento do currículo. A dificuldade na avaliação dos alunos e a falta de capacitação contínua dos docentes foram considerados fatores que dificultam o andamento do currículo.

Palavras-chave : currículo; educação médica; mudança curricular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )