SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Percepção dos docentes sobre o currículo em prática em um curso de medicinaDesafios da docência fragmentada: índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MASETTO, Marcos T.  e  FREITAS, Silvana Alves. Formação para a Docência Universitária:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.845-867.  Epub 21-Nov-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p845-867.

Tendo como ponto de partida a questão fulcral onde/como formar o docente para o ensino superior, este artigo objetiva refletir e dialogar sobre duas iniciativas realizadas para encaminhar tal formação docente e documentar o projeto de uma universidade que se propôs assumir o desafio de realizar a formação de professores para o magistério superior através Programa de Mestrado e Doutorado Stricto Sensu. Para tanto, recorre-se à elaboração a posteriori de uma situação de observação participante e às pesquisas bibliográfica e documental. A pesquisa está fundamentada em Martins (1993) Gimeno Sacristán (2000), Masetto (2010, 2018), Freitas (2016), a LDB 9394/96 e documentos como os Currículos de pesquisadores, participantes do projeto estudado, registrados na Plataforma Lattes e dados coletados no site do Grupo de Pesquisa Forpec. Apresenta como resultados as etapas e produções realizadas ao longo da existência deste projeto.

Palavras-chave : (trans)formação docente; docência universitária; práticas pedagógicas; professor reflexivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )