SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Reflection of Cultural Diversity in the light of three mozambican education magazinesDifference and Diversity in the discourse of Scholl Inclusion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SCHNEIDER, Ana Paula Rossaci  and  PACIFICO, Juracy Machado. Diferença Cultural:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.3, pp.975-998.  Epub Jan 02, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p975-998.

O estudo aqui apresentado, pautado pela investigação da realidade de uma escola no interior da região Amazônica, consubstanciou reflexões sobre as ações pedagógicas desenvolvidas pela instituição objetivando o planejamento de práticas pedagógicas diferenciadas e integradoras aos estudantes indígenas na escola urbana. Os aportes teóricos estão embasados em teorias pós-críticas. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, coerente com a proposta do projeto de estabelecer uma intervenção na realidade visando sua melhoria. Os resultados apontam que a educação ideal para os estudantes indígenas em contexto urbano ainda está em construção, marcada pela ausência de conhecimentos com relação à educação decolonial e intercultural e necessidade de trabalhar a Lei 11.645/2008.

Keywords : indígenas em escolas urbanas; educação intercultural; educação decolonial; ações pedagógicas diferenciadas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )