SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Reflejo de la Diversidad Cultural a la luz de tres revistas de educación mozambiqueñaDiferencia y Diversidad en el discurso de Inclusión Escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SCHNEIDER, Ana Paula Rossaci  y  PACIFICO, Juracy Machado. Diferença Cultural:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.3, pp.975-998.  Epub 02-Ene-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p975-998.

O estudo aqui apresentado, pautado pela investigação da realidade de uma escola no interior da região Amazônica, consubstanciou reflexões sobre as ações pedagógicas desenvolvidas pela instituição objetivando o planejamento de práticas pedagógicas diferenciadas e integradoras aos estudantes indígenas na escola urbana. Os aportes teóricos estão embasados em teorias pós-críticas. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, coerente com a proposta do projeto de estabelecer uma intervenção na realidade visando sua melhoria. Os resultados apontam que a educação ideal para os estudantes indígenas em contexto urbano ainda está em construção, marcada pela ausência de conhecimentos com relação à educação decolonial e intercultural e necessidade de trabalhar a Lei 11.645/2008.

Palabras clave : indígenas em escolas urbanas; educação intercultural; educação decolonial; ações pedagógicas diferenciadas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )