SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Difference and Diversity in the discourse of Scholl InclusionPersonalized education and formative assessment in digital learning ecosystems in higher education: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

ABRAHAO, Bruno Otávio de Lacerda; PARENTE, Maria Larissy da Cruz  and  RODRIGUES, Alexsandro Gonzaga. Capoeira, Patrimônio Cultural e Educação Física:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.3, pp.1022-1042.  Epub Jan 02, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1022-1042.

O presente estudo realiza uma problematização sobre o ensino da capoeira na escola, cuja manifestação cultural e os elementos de roda e ofício dos mestres são reconhecidos como patrimônio cultural imaterial da cultura brasileira desde 2008. Foi possível observar uma desarticulação entre o reconhecimento de um patrimônio cultural com as políticas educacionais em nosso país, mesmo com a sanção de leis que amparam o ensino da capoeira na escola, como a Lei 10.639/2003 e a Base Nacional Comum Curricular. O ensino da capoeira e o conhecimento sobre sua relação histórica com o Brasil deveriam ser amplamente abordados nas escolas brasileiras, principalmente dentro da Educação Física escolar.

Keywords : capoeira; educação física; patrimônio cultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )