SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Diferencia y Diversidad en el discurso de Inclusión EscolarEducación personalizada y evaluación formativa en ecosistemas de aprendizaje digital en educación superior: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

ABRAHAO, Bruno Otávio de Lacerda; PARENTE, Maria Larissy da Cruz  y  RODRIGUES, Alexsandro Gonzaga. Capoeira, Patrimônio Cultural e Educação Física:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.3, pp.1022-1042.  Epub 02-Ene-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1022-1042.

O presente estudo realiza uma problematização sobre o ensino da capoeira na escola, cuja manifestação cultural e os elementos de roda e ofício dos mestres são reconhecidos como patrimônio cultural imaterial da cultura brasileira desde 2008. Foi possível observar uma desarticulação entre o reconhecimento de um patrimônio cultural com as políticas educacionais em nosso país, mesmo com a sanção de leis que amparam o ensino da capoeira na escola, como a Lei 10.639/2003 e a Base Nacional Comum Curricular. O ensino da capoeira e o conhecimento sobre sua relação histórica com o Brasil deveriam ser amplamente abordados nas escolas brasileiras, principalmente dentro da Educação Física escolar.

Palabras clave : capoeira; educação física; patrimônio cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )