SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Capoeira, Patrimônio Cultural e Educação Física:Docência e curadoria: índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

LIMA, Regina Maria Ferreira da Silva  e  VIANA, Maria Aparecida Pereira. Educação personalizada e avaliação formativa em ecossistemas de aprendizagem digitais no ensino superior:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.3, pp.1043-1063.  Epub 02-Jan-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1043-1063.

Este artigo visa refletir sobre a premente mudança de paradigma educacional, a fim de incorporar o currículo digital e as tecnologias à educação, contrapondo-se à centralidade do professor no processo de ensino-aprendizagem, respeitando-se as diferenças culturais. O estudo realizado tomou por base a lição de Luckesi e Hoffmann (avaliação formativa); de Candau, Almeida e Silva, Moreira, Schlemmer (currículo e cultura digital); Zaduski, Lima e Schlunzen Junior (ecossistemas digitais). O método empregado foi o bibliográfico, em uma abordagem qualitativa de pesquisa, bem como explicativa. Os resultados apontam para a possibilidade de se institucionalizar nas universidades o modelo de ecossistemas digitais de aprendizagem, por meio do ensino híbrido, viabilizando a educação personalizada, o respeito às diferenças culturais e a consolidação do currículo digital.

Palavras-chave : ecossistemas de aprendizagem em rede; avaliação no contexto híbrido-formativo; universidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )