SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Educación personalizada y evaluación formativa en ecosistemas de aprendizaje digital en educación superior:Construyendo una propuesta currícula innovadora en educación básica desde la cultura maker índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SANTOS, Eliane Nataline dos  y  AMORIM, Simone Silveira. Docência e curadoria:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.3, pp.1064-1083.  Epub 02-Ene-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1064-1083.

A partir da compreensão de que a divulgação na rede social Facebook possibilita maior visibilidade para as questões étnico-raciais, optou-se por evidenciar seu uso de acordo com a perspectiva da curadoria, tomando postagens sobre o tema como o foco deste artigo. Assim, o objetivo é promover reflexões de cunho étnico-racial considerando-se as postagens de docentes no Facebook. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa Minayo (2001) e bibliográfica Fonseca (2002). Utilizou-se o quadro de sistematização da percepção da imagem de Amorim e Kress (2020), em perspectiva crítica, para analisar as postagens. O aporte teórico está pautado em Munanga (2001, 2015), Carneiro (2005, 2011) e Adichie (2019). Espera-se, com este texto, ampliar as reflexões sobre a temática racial, tendo em vista as postagens dos docentes que fazem uso do Facebook como um instrumento de visibilidade para as questões étnico-raciais.

Palabras clave : educação; epistemicídio; narrativas; negros; racismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )