SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Educação personalizada e avaliação formativa em ecossistemas de aprendizagem digitais no ensino superior:Construindo uma proposta curricular inovadora na educação básica a partir da cultura maker índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SANTOS, Eliane Nataline dos  e  AMORIM, Simone Silveira. Docência e curadoria:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.3, pp.1064-1083.  Epub 02-Jan-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1064-1083.

A partir da compreensão de que a divulgação na rede social Facebook possibilita maior visibilidade para as questões étnico-raciais, optou-se por evidenciar seu uso de acordo com a perspectiva da curadoria, tomando postagens sobre o tema como o foco deste artigo. Assim, o objetivo é promover reflexões de cunho étnico-racial considerando-se as postagens de docentes no Facebook. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa Minayo (2001) e bibliográfica Fonseca (2002). Utilizou-se o quadro de sistematização da percepção da imagem de Amorim e Kress (2020), em perspectiva crítica, para analisar as postagens. O aporte teórico está pautado em Munanga (2001, 2015), Carneiro (2005, 2011) e Adichie (2019). Espera-se, com este texto, ampliar as reflexões sobre a temática racial, tendo em vista as postagens dos docentes que fazem uso do Facebook como um instrumento de visibilidade para as questões étnico-raciais.

Palavras-chave : educação; epistemicídio; narrativas; negros; racismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )