SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Teacher and curation:Evaluative possibilities and historical awareness in the production of digital storytelling in podcast author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

GONZAGA, Kátia Valéria Pereira. Construindo uma proposta curricular inovadora na educação básica a partir da cultura maker. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.3, pp.1084-1109.  Epub Jan 02, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1084-1109.

Este artigo pretende relatar e refletir criticamente, à luz de referenciais teóricos, sobre o processo investigativo da construção e desenvolvimento coletivo de uma Proposta Curricular para Educação Básica, no período entre 2016 e 2019, em uma escola privada da zona oeste do município do Rio de Janeiro, em resposta às necessidades apontadas no diagnóstico inicial realizado, quando a autora assumiu a direção pedagógica da escola, a partir da socialização dos desafios colocados por uma nova realidade local e global contemporânea, resultando em práticas baseadas em um currículo interdisciplinar, metodologia maker, pedagogia de projetos, sustentabilidade, metodologias ativas, web currículo, inovação, tecnologia, servindo de referência para outras experiências na educação básica e superior, tendo por referenciais teóricos: Almeida (2005-2006; 2009); Almeida e Silva (2014); Almeida e Valente (2012); Almeida e Silva (2011); Blikstein (2017); Blikstein, Valente e Moura (2020); Valente e Blikstein (2019); Moreira, Morgado e Ramos (2019); Freire (1996); Papert (1980); Rossi; Gonçalves e Moon (2019), e Fazenda (1991).

Keywords : cultura maker; web currículo; metodologias ativas; interdisciplinaridade; Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )