Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
GONZAGA, Kátia Valéria Pereira. Construindo uma proposta curricular inovadora na educação básica a partir da cultura maker. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.3, pp.1084-1109. Epub 02-Ene-2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1084-1109.
Este artigo pretende relatar e refletir criticamente, à luz de referenciais teóricos, sobre o processo investigativo da construção e desenvolvimento coletivo de uma Proposta Curricular para Educação Básica, no período entre 2016 e 2019, em uma escola privada da zona oeste do município do Rio de Janeiro, em resposta às necessidades apontadas no diagnóstico inicial realizado, quando a autora assumiu a direção pedagógica da escola, a partir da socialização dos desafios colocados por uma nova realidade local e global contemporânea, resultando em práticas baseadas em um currículo interdisciplinar, metodologia maker, pedagogia de projetos, sustentabilidade, metodologias ativas, web currículo, inovação, tecnologia, servindo de referência para outras experiências na educação básica e superior, tendo por referenciais teóricos: Almeida (2005-2006; 2009); Almeida e Silva (2014); Almeida e Valente (2012); Almeida e Silva (2011); Blikstein (2017); Blikstein, Valente e Moura (2020); Valente e Blikstein (2019); Moreira, Morgado e Ramos (2019); Freire (1996); Papert (1980); Rossi; Gonçalves e Moon (2019), e Fazenda (1991).
Palabras clave : cultura maker; web currículo; metodologias ativas; interdisciplinaridade; Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030.