SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Construyendo una propuesta currícula innovadora en educación básica desde la cultura makerDerechos de aprendizaje y desarollo: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SILVA, Raphael de França e  y  ALVES, Thelma Panerai. Possibilidades avaliativas e consciência histórica na produção de narrativas digitais em podcast. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.3, pp.1110-1136.  Epub 02-Ene-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1110-1136.

No contexto contemporâneo, necessitamos desenvolver métodos para o uso de tecnologias digitais na disciplina de História, visto que existem poucos estudos nessa temática. Este artigo analisou as possibilidades avaliativas e os indícios de consciência histórica nas produções de narrativas digitais em podcast, realizadas durante uma dinâmica de avaliação formadora, na disciplina de História da Educação no Brasil, ministrada a uma turma de Pedagogia. Tratou-se de um estudo qualitativo, baseado no método do estudo de caso, cujos dados foram interpretados por meio de análise de conteúdo. No final do estudo, pudemos confirmar o potencial da dinâmica de avaliação formadora baseada na produção de narrativas digitais em podcast. Isso propiciou a avaliação do desenvolvimento de conceitos substantivos, vislumbrando indícios de consciência histórica nas produções e favorecendo a criação, pelos estudantes, de uma representação narrativa acerca dos contextos históricos estudados.

Palabras clave : avaliação; ensino de história; narrativas digitais; podcast; consciência histórica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )