Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
SILVA, Raphael de França e y ALVES, Thelma Panerai. Possibilidades avaliativas e consciência histórica na produção de narrativas digitais em podcast. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.3, pp.1110-1136. Epub 02-Ene-2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1110-1136.
No contexto contemporâneo, necessitamos desenvolver métodos para o uso de tecnologias digitais na disciplina de História, visto que existem poucos estudos nessa temática. Este artigo analisou as possibilidades avaliativas e os indícios de consciência histórica nas produções de narrativas digitais em podcast, realizadas durante uma dinâmica de avaliação formadora, na disciplina de História da Educação no Brasil, ministrada a uma turma de Pedagogia. Tratou-se de um estudo qualitativo, baseado no método do estudo de caso, cujos dados foram interpretados por meio de análise de conteúdo. No final do estudo, pudemos confirmar o potencial da dinâmica de avaliação formadora baseada na produção de narrativas digitais em podcast. Isso propiciou a avaliação do desenvolvimento de conceitos substantivos, vislumbrando indícios de consciência histórica nas produções e favorecendo a criação, pelos estudantes, de uma representação narrativa acerca dos contextos históricos estudados.
Palabras clave : avaliação; ensino de história; narrativas digitais; podcast; consciência histórica.