SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Gender questions in an experience of integral education:Perceptions of pedagogy and biological sciences undergraduates about the school curriculum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

FELDMANN, Marina Graziela; MIRANDA, Helga Porto; SILVA, Cenilza Pereira  and  PEREIRA, Ana Lúcia Nunes. Formação de professores e coordenadores da educação infantil:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.3, pp.1243-1262.  Epub Jan 02, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1243-1262.

O foco deste trabalho é apresentar uma reflexão a respeito da formação dos profissionais da educação infantil, a partir de suas necessidades formativas. Numa perspectiva colaborativa, levantou-se as necessidades formativas destes professores e foi construída uma proposta formativa que contemplasse seus anseios, desafios e necessidades. A pesquisa é de abordagem qualitativa e caracteriza-se como pesquisa-formação. Os instrumentos utilizados foram os encontros reflexivos e os diários. Os fundamentos são de Gatti (2009), Ibiapina (2005, 2008), Imbernón (2005, 2016). Considera-se que a formação se configurou como espaço de troca, partilha de experiências, vivências, construção de conhecimentos, respeito das infâncias e educação infantil.

Keywords : formação de professores; educação infantil; necessidades formativas..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )