SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Questões de gênero em uma experiência de educação integral:Percepções de graduandos de pedagogia e ciências biológicas sobre o currículo escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

FELDMANN, Marina Graziela; MIRANDA, Helga Porto; SILVA, Cenilza Pereira  e  PEREIRA, Ana Lúcia Nunes. Formação de professores e coordenadores da educação infantil:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.3, pp.1243-1262.  Epub 02-Jan-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1243-1262.

O foco deste trabalho é apresentar uma reflexão a respeito da formação dos profissionais da educação infantil, a partir de suas necessidades formativas. Numa perspectiva colaborativa, levantou-se as necessidades formativas destes professores e foi construída uma proposta formativa que contemplasse seus anseios, desafios e necessidades. A pesquisa é de abordagem qualitativa e caracteriza-se como pesquisa-formação. Os instrumentos utilizados foram os encontros reflexivos e os diários. Os fundamentos são de Gatti (2009), Ibiapina (2005, 2008), Imbernón (2005, 2016). Considera-se que a formação se configurou como espaço de troca, partilha de experiências, vivências, construção de conhecimentos, respeito das infâncias e educação infantil.

Palavras-chave : formação de professores; educação infantil; necessidades formativas..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )