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Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SANTOS, Adriana Fratoni dos; LUCAS, Lucken Bueno; PASSOS, Marinez Meneghello  e  PEREIRA, Ana Lúcia. Percepções de graduandos de pedagogia e ciências biológicas sobre o currículo escolar. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.3, pp.1263-1281.  Epub 02-Jan-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1263-1281.

Este artigo apresenta resultados da fase inicial de implementação de um Produto Educacional, no formato de curso, que investigou as noções prévias de um grupo de 26 estudantes de licenciatura em Pedagogia e Ciências Biológicas acerca do currículo escolar. Os dados foram coletados em 2018, a partir de um questionário, sendo que as respostas foram transcritas e analisadas segundo o referencial da Análise Textual Discursiva. Como resultado, uma categoria de análise foi efetivada e evidenciou noções de currículo distantes das pesquisas recentes que investigam essa temática, a ideia do currículo como elemento fixo de orientação do trabalho escolar, e a necessidade de melhorar a formação inicial de professores no que diz respeito à compreensão, aplicação e flexibilidade dos programas curriculares, em sensibilidade ao contexto social vivido pela comunidade escolar.

Palavras-chave : flexibilidade curricular; percepções de cursistas; formação inicial de professores.

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