SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3The invention of curricular changes for the subject biology in state curricula (1992-2009):BNC-Training: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto  and  SOUZA NETO, Samuel de. Desafios da entrada na carreira docente na educação física sob a análise de professores formadores da universidade. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.3, pp.1308-1334.  Epub Jan 02, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1308-1334.

Este estudo objetivou analisar as representações de sete professores de universidades públicas do estado de São Paulo com relação aos principais desafios para a inserção profissional de professores de Educação Física, no início de carreira, na escola. As entrevistas foram submetidas à Análise de Conteúdo, resultando em duas categorias: “Considerações acerca da falta de acompanhamento de egressos na inserção profissional como professor de Educação Física” e “Perspectivas acerca da discrepância entre formação e prática profissional para o professor iniciante na Educação Física”. Os formadores reconheceram o distanciamento entre formação e inserção profissional, o que incide de modo veemente nos professores iniciantes. Políticas de acompanhamento de inserção de professores são necessárias, o que se apresenta como desafio para universidades, escolas e políticas públicas na atualidade.

Keywords : profissionalização do ensino; formação de professores; plano de carreira docente; educação física escolar; professores iniciantes..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )