SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3La invención de cambios curriculares para la disciplina de biología en los currículos estatales (1992-2009):BNC-Formación: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto  y  SOUZA NETO, Samuel de. Desafios da entrada na carreira docente na educação física sob a análise de professores formadores da universidade. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.3, pp.1308-1334.  Epub 02-Ene-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1308-1334.

Este estudo objetivou analisar as representações de sete professores de universidades públicas do estado de São Paulo com relação aos principais desafios para a inserção profissional de professores de Educação Física, no início de carreira, na escola. As entrevistas foram submetidas à Análise de Conteúdo, resultando em duas categorias: “Considerações acerca da falta de acompanhamento de egressos na inserção profissional como professor de Educação Física” e “Perspectivas acerca da discrepância entre formação e prática profissional para o professor iniciante na Educação Física”. Os formadores reconheceram o distanciamento entre formação e inserção profissional, o que incide de modo veemente nos professores iniciantes. Políticas de acompanhamento de inserção de professores são necessárias, o que se apresenta como desafio para universidades, escolas e políticas públicas na atualidade.

Palabras clave : profissionalização do ensino; formação de professores; plano de carreira docente; educação física escolar; professores iniciantes..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )