SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Challenges of beginning teacher career in physical education from the analysis of university teachers’ educatorsThe Linguistic Analysis axis in the BNCC: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

BOGATSCHOV, Darlene Novacov; FERREIRA, Gesilaine Mucio  and  MOREIRA, Jani Alves da Silva. BNC-Formação:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.3, pp.1335-1359.  Epub Jan 02, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1335-1359.

O objetivo deste texto é analisar a influência das diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na elaboração da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) de 2019, a fim de revelar as implicações nas políticas de formação docente no Brasil. Refere-se a uma pesquisa exploratória e de análise documental. O resultado expõe a convergência da BNC-Formação com as diretrizes da OCDE ao impor uma padronização da formação de professores com base no desenvolvimento de competências intelectuais e comportamentais. Tal padronização está imbuída no propalado alcance da qualidade educacional, todavia visa sustentar as demandas do capitalismo em sua fase mundializada e financeira, o que impede o alcance da educação como prática social transformadora.

Keywords : políticas para formação de professores; BNC-Formação; OCDE.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )