SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Desafíos de ingresar a la carrera docente en la educación física bajo el análisis de profesores de formación universitariaEl eje Análisis Lingüístico en la BNCC: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

BOGATSCHOV, Darlene Novacov; FERREIRA, Gesilaine Mucio  y  MOREIRA, Jani Alves da Silva. BNC-Formação:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.3, pp.1335-1359.  Epub 02-Ene-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1335-1359.

O objetivo deste texto é analisar a influência das diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na elaboração da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) de 2019, a fim de revelar as implicações nas políticas de formação docente no Brasil. Refere-se a uma pesquisa exploratória e de análise documental. O resultado expõe a convergência da BNC-Formação com as diretrizes da OCDE ao impor uma padronização da formação de professores com base no desenvolvimento de competências intelectuais e comportamentais. Tal padronização está imbuída no propalado alcance da qualidade educacional, todavia visa sustentar as demandas do capitalismo em sua fase mundializada e financeira, o que impede o alcance da educação como prática social transformadora.

Palabras clave : políticas para formação de professores; BNC-Formação; OCDE.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )