Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
ARAUJO, Denise Lino de y SILVA, Jéssica Rodrigues. O eixo Análise Linguística na BNCC:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.3, pp.1360-1391. Epub 02-Ene-2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1360-1391.
Este estudo investiga a (re)construção do eixo Análise Linguística na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental, destacando as linhas de descontinuidade entre a segunda (BRASIL, 2016) e a quarta versões (BRASIL, 2017b) desse documento. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental, fundamentada na Linguística Aplicada e no Paradigma Indiciário. O aporte teórico é composto por estudos sobre a Prática de Análise Linguística no contexto escolar. Ao comparar as linhas de descontinuidades, percebe-se um movimento de ampliação de escopo epistemológico e estrutural de uma para outra versão. Ao analisar essas singularidades, nota-se que cada documento parece ser produto e parte de um processo de (re)contextualização do ensino de língua que, de modo geral, está vinculado ao paradigma contemporâneo de ensino.
Palabras clave : BNCC; ensino fundamental; língua portuguesa; linguística aplicada; prática de análise linguística.