SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3BNC-Formación:Y ahora, ¿cómo es? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

ARAUJO, Denise Lino de  y  SILVA, Jéssica Rodrigues. O eixo Análise Linguística na BNCC:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.3, pp.1360-1391.  Epub 02-Ene-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1360-1391.

Este estudo investiga a (re)construção do eixo Análise Linguística na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental, destacando as linhas de descontinuidade entre a segunda (BRASIL, 2016) e a quarta versões (BRASIL, 2017b) desse documento. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental, fundamentada na Linguística Aplicada e no Paradigma Indiciário. O aporte teórico é composto por estudos sobre a Prática de Análise Linguística no contexto escolar. Ao comparar as linhas de descontinuidades, percebe-se um movimento de ampliação de escopo epistemológico e estrutural de uma para outra versão. Ao analisar essas singularidades, nota-se que cada documento parece ser produto e parte de um processo de (re)contextualização do ensino de língua que, de modo geral, está vinculado ao paradigma contemporâneo de ensino.

Palabras clave : BNCC; ensino fundamental; língua portuguesa; linguística aplicada; prática de análise linguística.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )